Clickers

Os Personal response systems (sistemas pessoais de resposta), também conhecidos como response pulses ou simplesmenteclickers, são aparelhos semelhantes a um controle remoto de TV (Figura 1), em geral com um teclado numérico e alguns botões de controle (avançar, retornar, enter, etc.), que permitem ao professor obter respostas rápidas dos alunos a questões propostas. Além disso, o software de controle do sistema permite ao professor visualizar dados estatísticos dos resultados obtidos, mantendo uma memória do desempenho dos alunos.

Em um exemplo típico do uso do clicker em sala de aula, o professor projeta um slide semelhante ao apresentado na Figura 2, com uma questão de múltipla escolha sobre o assunto dado em aula. Em seguida, o professor solicita aos alunos que respondam à questão, clicando no botão de seu aparelho.

Clickers

 A PRG disponibiliza 120 clickers para serem usados pelos docentes da Unicamp, como uma nova maneira de avaliar o andamento das aulas, em especial com grandes turmas.

A PRG disponibiliza 120 clickers para serem usados pelos docentes da Unicamp, como uma nova maneira de avaliar o andamento das aulas, em especial com grandes turmas.

O que é

Os Personal response systems (sistemas pessoais de resposta), também conhecidos como response pulses ou simplesmente clickers, são aparelhos semelhantes a um controle remoto de TV (Figura 1), em geral com um teclado numérico e alguns botões de controle (avançar, retornar, enter, etc.), que permitem ao professor obter respostas rápidas dos alunos a questões propostas. Além disso, o software de controle do sistema permite ao professor visualizar dados estatísticos dos resultados obtidos, mantendo uma memória do desempenho dos alunos.

Em um exemplo típico do uso do clicker em sala de aula, o professor projeta um slide semelhante ao apresentado na Figura 2, com uma questão de múltipla escolha sobre o assunto dado em aula. Em seguida, o professor solicita aos alunos que respondam à questão, clicando no botão de seu aparelho.


Figura 2: Questão de múltipla escolha apresentada por meio de projeção de slide.

Imediatamente, o professor tem acesso, em seu computador, a gráficos mostrando a distribuição, na turma, das diferentes respostas possíveis (Figura 3).

Ao notar que as respostas dadas pela classe são diferentes da esperada, o professor pode imediatamente repetir uma explicação importante que pode não ter sido bem compreendida pela turma. Por outro lado, caso a grande maioria das respostas esteja correta, o professor perceberá que o assunto já foi bem compreendido pela maioria dos alunos e seguirá com outro tipo de questões, ou dará andamento a outros temas da aula.

Em resumo, o clicker permite que se obtenham respostas em tempo real do nível de compreensão do assunto pelos alunos, permitindo adequar o passo da aula à audiência. Além disso, é possível utilizar os dados obtidos para realizar, posteriormente, avaliações comparativas sobre a eficiência de diferentes métodos de ensino, diferentes ordenamentos da matéria, etc.

O clicker pode também ser utilizado de outras maneiras, limitadas apenas pela criatividade do professor. No forum “Using “clickers in teaching” (https://www.ionicviper.org/forum-topic/using-clickers-teaching), por exemplo, professores de diferentes disciplinas e de diferentes níveis de ensino trocam idéias sobre maneiras de usar o equipamento dentro e fora da sala de aula. O clicker também pode ser usado de maneira combinada com notebooks, cursos online, telefones celulares, etc.

Como usar

Há diferentes maneiras de se utilizar os clickers. A maneira mais simples consiste em utilizar o software Response para preparar slides com perguntas (em geral de múltipla escolha), que possam ser respondidas com letras ou números. Ao final das perguntas o software mostra os resultados estatísticos referentes a cada questão.